Os títulos foram concedidos às personalidades em evento realizado na residência Oficial do Presidente da Liga, Prof. Ahamad Yassine, prestigiaram o evento personalidades, autoridades e a nata da comunidade árabe no Brasil.
A Liga Cultural Árabe Brasileira e o CICESP – Centro de Integração Cultural e Empresarial de São Paulo, promoveram concorrida cerimônia na Cidade de Guarulhos, na última terça-feira 21 de setembro, reunindo expoentes da liderança da Colônia Árabe radicada no Brasil para homenagear personalidades, que contribuíram para a integração da comunidade Árabe-Brasileira. O Evento realizado na residência oficial da presidência da Liga Cultural, Prof. Ahamad D. M. Yassine, em Vila Galvão, prestigiaram o evento as nobres famílias Árabes de diversas localidades do Brasil em especial as de Guarulhos, também participaram parlamentares, vereadores, deputados (Sebastião Almeida), empresários (Superintendente da Infraero, Sr. Miguel Choueri) e religiosos.
O Presidente do CICESP, Com. Regino Barros relatou que em setembro de 2001, iria realizar-se em Guarulhos um mega evento reunindo os descendentes das Nações Árabes, que contaria com a presença de representantes de vários países. Porém, a fatídico acontecimento de 11 de setembro daquele ano nos Estados Unidos fez, com que o evento fosse cancelado, por absoluta ausência de clima para sua realização.
Na época, algumas homenagens seriam prestadas a quem colabora para a harmonia entre os povos, as entidades culturais fundaram a “Soberana Ordem do Mérito da Fraternidade Universal”, que foram resgatadas agora.
Foram homenageados com o título de “Guardião da Fraternidade e Harmonia Universal”, o Exmo. Sr. Prefeito do Município de Guarulhos Elói Pietá, o Bispo da Igreja Ortodoxa do Brasil Dom Damaskino Mansour e o Presidente da Federação Mulçumana do Brasil Hussein El Zogbi, representado por seu filho Ahamad El Zogbi. Todos que usaram da palavra enalteceram a contribuição do povo Árabe para o progresso do “nosso Brasil”, em uma série de áreas de atividades em especial a empresarial e cultural.
Destacamos as palavras do Homenageado e candidato a reeleição no município, Elói Pietá que manifestou incondicionalmente o seu apoio a realização de um grande evento para celebrarmos a harmonia entre as “Nações Irmãs” no ano de 2005, lembrando que Guarulhos foi a primeira cidade no Brasil a criar decreto lei para homenagear o povo árabe. Já os descendentes árabes frisaram a boa receptividade que sempre tiveram do povo brasileiro.